Formatos de Papel: Tudo que você precisa saber para o seu material gráfico

Conheça os principais formatos de papel, suas dimensões e aplicações para acertar na produção do seu material gráfico.

São muitos os detalhes que você precisa definir na hora de fazer o projeto de um material gráfico. Definir o tamanho do papel é essencial para que, ao fazer a impressão digital, o resultado seja aquele que você imaginou.

Antes de enviar o seu material para a gráfica, é importante que você já tenha definido o tamanho de papel que irá utilizar. Pensando nisso, preparamos nesse artigo, tudo o que você precisa saber em relação às medidas e aplicações dos principais formatos de papel, para que você consiga escolher o que mais se encaixa no seu projeto. Continue lendo o texto para saber mais.

Formatos de papel

No Brasil, o tamanho do papel é definido pela ABNT, que cria normas e padrões para uma série de coisas. Existe uma variedade de formatos de papel, gramaturas e texturas, mas os tamanhos de papel são estabelecidos pelo padrão ISO 216.

Para facilitar o redimensionamento de documentos na hora de imprimir, os tamanhos de papel da série A foram criados com a mesma proporção. Dessa forma, é possível realizar a impressão digital reduzida ou ampliada sem comprometer a qualidade, mantendo as mesmas proporções do documento original.

A lógica é a seguinte: a razão entre a altura e a largura do papel são iguais à raiz quadrada de dois. Dessa forma, duas folhas A4, têm a mesma medida de uma folha A3, e assim por diante. Para que você possa entender melhor, conheça as dimensões e principais aplicações dos papéis da série A.

Formato de Papel AO

O papel no formato AO é o maior de todos dessa série, com as seguintes dimensões: 841x1189mm, em uma área de um metro quadrado. Ideal para a impressão de cartazes e banners, assim como de outros materiais gráficos que requerem grande visibilidade.

Formato de Papel A1

A dimensão do formato de papel A1 é 594x841mm e ele também é muito utilizado para a impressão de materiais gráficos como cartazes e banners, sendo mais comum do que o A0. Em algumas gráficas, o A1 é o maior tamanho de papel disponível.

Formato de Papel A2

O formato de papel A2 tem as seguintes dimensões: 420x594mm. Ainda que menos comum do que o A0 e o A1, ainda é um papel bem grande e é também usado para impressão de cartazes e banners.

Formato de Papel A3

A dimensão do formato de papel A3 é 297x420mm e é muito usado para a impressão de materiais gráficos como diplomas e certificados. Também pode ser usado para imprimir materiais de divulgação de produtos, como catálogos por exemplo.

Formato de Papel A4

O formato de papel A4 é o mais comum dentre todos da séria A, e também o mais conhecido. Sua dimensão é 210x297mm e pode ser usado para milhares de funções diferentes, sendo muito usado no cotidiano das empresas para imprimir relatórios e documentos. Esse formato também é ideal para para revistas, catálogos, cartazes menores e flyers.

Formato de Papel A5

O formato A5 é um pouco menor do que o A4, com as dimensões: 148x210mm. Por seu tamanho pequeno é usado para bloco de notas, agendas, convites e materiais gráficos como flyers e catálogos pequenos.

Agora que você já conhece os tamanhos de papel mais utilizados para impressão digital nas gráficas, escolha o que melhor combina com o seu projeto e faça um orçamento conosco sem compromisso!