Panfleto, Folheto, Flyer e Folder: Qual a diferença entre eles

Panfleto, Folheto, Flyer e Folder — qual a melhor opção para divulgar sua marca, serviço ou produto? Descubra qual a diferença entre essas peças de publicidade e como usar cada uma delas.

Embora escolher qual peça usar na hora de divulgar o seu negócio possa parecer confuso no primeiro momento, quando você conhece cada tipo de material e para que finalidade é mais indicado, pode escolher com tranquilidade o que mais se aproxima do seu objetivo.

Existem pequenas, mas importantes diferenças entre esses materiais de comunicação, que podem fazer a diferença no seu marketing. Confira nossas dicas para garantir uma excelente qualidade de impressão e a escolha do tipo, formato, tamanho e papel ideais para criar a sua peça publicitária.

Panfleto e folheto: qual a diferença?

O panfleto surgiu lá na Idade Média para designar documentos de uma só página que eram entregues na rua. O termo passou a ser usado para os materiais de propaganda com essas características.

A tradução para o português seria folheto, mas acabou sendo panfleto o termo mais usual. Na verdade, não há diferença entre um e outro. No entanto, o panfleto costuma ser um pouco maior do que foi folheto e é feito em maiores quantidades.

O papel para fazer o panfleto costuma ser simples, colorido ou sulfite, no formato A5 ou A6, com poucas cores. Já o folheto é um pouco menor, no formato A5 ou A4, com boa qualidade de impressão e com mais informações.

O que é flyer?

A origem de flyer vem da palavra inglesa fly, em português, voar. O material publicitário leva esse nome, pois seu objetivo é fazer circular a informação entre muitas pessoas. A qualidade de impressão é maior do que a de um panfleto ou folheto, assim como o texto é mais bem estruturado.

O formato mais usado no flyer é A5 ou A4 e, geralmente, é feito em grandes quantidades. Com o avanço da tecnologia é possível realizar impressões de ótima qualidade e criar modelos mais sofisticados. O flyer é muito usado para divulgar shows, festas e eventos.

O que é folder?

Também o folder tem origem na palavra em inglês fold, que significa dobra. Essa é a característica que mais o difere de panfleto, folheto ou flyer — as dobras. É mais elaborado que os demais materiais e costuma ser usado por empresas para distribuir para clientes informações mais detalhadas sobre um produto ou serviço.

O seu formato permite um detalhamento maior da mensagem que se quer passar. Pode ser produzido em diferentes tamanhos e o ideal é usar papel mais resistente, uma vez que será folheado, o que exige um material de maior durabilidade.

A escolha de qual material usar para divulgar seu negócio ou marca depende do objetivo que você quer atingir. Agora que você já conheça as diferenças entre panfleto, folheto, flyer e folder, e suas aplicações, pode saber qual é o ideal para alcançar os resultados pretendidos.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário que teremos o maior prazer em solucioná-la!