Backdrop: Entenda como usar em seu evento

Você sabe o que é Backdrop? Descubra como usar essa peça de publicidade e promover sua marca em eventos.

O backdrop é uma peça de publicidade usada em grandes eventos. Você pode não conhecê-lo pelo nome, mas com certeza já viu um painel com várias logomarcas posicionado atrás de jogadores de futebol em entrevistas coletivas, certo?

Ainda que seja muito utilizado em partidas de futebol, o backdrop é uma peça versátil muito usado em ações de merchandising, eventos corporativos e convenções. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

O que é Backdrop?

O Backdrop, também conhecido como Painel Pantográfico ou Display Pop Up é uma poderosa ferramenta de marketing. Trata-se de um painel com imagem das logos impressas, disponível em dois formatos: painéis fixos — muito usados em apresentações musicais nas laterais do palco, ou painéis modulares — como aqueles que vemos em coletivas de imprensa, palestras e pódios.

Apesar destes serem os tipos mais usados pelo pessoal do marketing, existe um terceiro modelo chamado Faster Displays, feito de um material super leve e ideal para ambientes fechados, podendo ser usado também em Ponto de Venda.

Qual o objetivo do Backdrop?

O objetivo dessa ferramenta de publicidade é aproveitar a cobertura da imprensa e a visualização pelos participantes do evento para divulgar marcas. As imagens das entrevistas realizadas ou das celebridades quando fotografadas em eventos esportivos, jornalísticos ou promocionais, têm como pano de fundo o backdrop.

As logos usadas no backdrop normalmente são das marcas patrocinadoras do evento ou do lugar onde ele é realizado. É uma excelente peça de publicidade, pois se destaca pelo seu tamanho e formato — os fotógrafos e cinegrafistas capturam o backdrop nas imagens, sendo impossível que as logos passem despercebidas ao telespectador.

Quais as formas de aplicação do backdrop?

Para usufruir de todos os benefício desta ferramenta de marketing e realmente agregar valor à marca, o backdrop precisa ser aplicado corretamente. É essencial fazer um estudo prévio do local e estudar o melhor lugar para instalar o backdrop em cada evento. Geralmente, o local escolhido é aquele mais fácil de ser fotografado pelo público e pela imprensa.

Pode ser usado em salas VIP, eventos de moda, shows de música e festivais, apresentações de teatro, estreia de cinema e cerimônias de premiação, além de feiras e eventos. Ainda que seja uma ferramenta de marketing, pode também ser usado como painel decorativo em festas privadas, como casamentos e aniversários.

O backdrop é uma ferramenta de marketing indireto – a ideia é atingir não só os participantes do evento, mas milhares de outras pessoas através das imagens captadas e divulgadas em diferentes meios de comunicação: jornais, revistas e mídias sociais.

Sem dúvida, o backdrop é uma excelente opção para ações de merchandising, mas é essencial buscar um bom fornecedor para garantir a qualidade da peça e a eficácia na apresentação. Para surtir o efeito desejado, ele deve ser produzido com alta qualidade na impressão digital e evitar o uso de brilho que pode causar reflexo e comprometer a visualização da logomarca.

Restou alguma dúvida sobre como usar o backdrop nos eventos? Conte pra gente nos comentários que solucionamos para você.

Leave a Reply