Plotagem de Plantas de Arquitetura e Engenharia: Entenda o que é

Você sabe que é plotagem de plantas de arquitetura e engenharia? Descubra a sua importância para uma boa apresentação de projetos e como fazer a melhor impressão digital em plotter.

Plotagem de Plantas de Arquitetura e Engenharia: Entenda o que é

A plotagem é a impressão em grandes formatos, feita em uma máquina específica chamada plotter. Depois de trabalhar duro no projeto, engenheiros e arquitetos querem imprimí-lo com linhas, escalas e legendas nítidas e exatas, fiéis ao original. As plotagens servem como guias em obras e para apresentação ao cliente e devem traduzir com riqueza os detalhes do projeto.

Conhecer os formatos adequados para plotagem é fundamental, pois alguns padrões precisam ser seguidos para otimizar os resultados ao imprimir em plotter. É possível enviar plantas e projetos direto de programas específicos como o AUTOCAD e conseguir um resultado com alta qualidade de resolução e nitidez de cores. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

Formatos de projetos para impressão digital em Plotter

A máquina plotter imprime em tamanhos muito maiores do que uma impressora convencional e é ideal para impressão de plantas e projetos. Os formatos são padronizados pelo ISO 216, conheça os principais:

Milímetros Centímetros Polegadas
Tamanhos Altura           Largura Altura         Largura Altura        Largura
A0 1189               841 118,9           84,1 46.8           33.1
A1 841                 594 84,1             59,4 33.1           23.4
A2 594                 420 59,4             42 23.4           16.5
A3 420                 297 42                29,7 16.5           11.7
A4 297                 210 29,7             21 11.7             8.3

Existem outros padrões de papéis fora o A, como o B e o C — para cada um deles, a medida de cada formato será sempre a metade do próximo formato da sequência. Por exemplo:

[INSERIR FIGURA DEMONSTRATIVA]

Os projetos também possuem uma regra padrão de dobra, definida pela ABNT NBR 13142 e, caso você não conheça, recomendamos que solicite a dobragem na gráfica na hora da impressão.

Impressão de plantas e projetos em AUTOCAD

Antes de imprimir o seu projeto feito em programas como AUTOCAD, você precisa fornecer algumas informações importantes para otimização do resultado final. Existem duas formas de fazer isso e vai depender do tipo de arquivo utilizado.

A recomendação é usar arquivos PDF e PLT para uma plotagem segura, além de ser a opção mais barata. Nesse caso, as informações devem ser informadas pelo cliente antes de enviá-los para a gráfica e ficam contidas nos arquivos.

No caso dos projetos estarem em arquivo DWG, as informações para configuração e impressão precisam ser inseridas separadamente, por escrito, pelo cliente.

Seja qual for a sua escolha, defina a espessura e a cor de cada linha ou traço do desenho — penas — no gerenciador de impressão. Em seguida informe a escala, adequando o formato do desenho ao tamanho do papel, mantendo as proporções originais.

Agora que você entendeu o que é plotagem de arquitetura e engenharia, já pode mandar imprimir seus projetos com mais tranquilidade e confiança. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o mair prazer em ajudar você!