O que é impressão UV? Conheça as diferenças!

Você conhece os benefícios da impressão UV? Descubra as principais diferenças entre esse moderno método e a impressão convencional.

Com o avanço da tecnologia, a impressão UV tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente pelos inúmeros benefícios que ela proporciona. Ao pensar nas peças publicitárias para a comunicação visual da sua marca, não deixe de considerar essa opção que pode ser feita em diferentes tipos de materiais — rótulos, banner, faixa, lona, etiqueta, entre outros.  

Esse sistema de impressão utiliza fontes de luz ultravioleta para que as tintas especiais sequem mais rápido. Além disso apresenta maior durabilidade do que o modo convencional, pois os substratos usados são mais resistentes a agentes externos. O resultado é um material com maior riqueza de detalhes e mais nitidez de cores — alta qualidade garantida.

Essas são apenas algumas das vantagens da impressão UV. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

Benefícios da impressão UV

A impressão UV tem sido a escolha de muitas empresas que buscam maior qualidade, durabilidade e agilidade ao imprimir os seus materiais de marketing e comunicação visual.

Veja algumas vantagens da impressão UV:

  • secagem instantânea;
  • durabilidade superior a da impressão convencional;
  • cores mais nítidas e brilhantes;
  • aplicação em diferentes tipos de materiais;
  • maior qualidade e definição de imagem;
  • mais ecológica.

Materiais que podem ser aplicados a impressão UV

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre os materiais que aceitam esse tipo de impressão e acabam optando pelo modo convencional. A boa notícia é que ela pode ser feita em diversos tipos de substratos disponíveis no mercado e o resultado é um material de mais qualidade para você arrasar na comunicação visual da sua marca. Veja alguns exemplos:

  • rótulos;
  • banner;
  • faixa;
  • lona;
  • etiqueta.

Diferenças entre impressão UV e impressão convencional

Na impressão digital, com tintas convencionais, a secagem ocorre após o solvente evaporar, pois as partículas sólidas são combinadas com esse produto para se tornarem líquidas e poderem ser impressas nas superfícies dos materiais. Depois de impresso, o solvente evapora e a parte sólida da tinta se prega no material.

Já na impressão UV, a secagem é instantânea — após a impressão, as tintas usadas no material entram em contato com a luz ultravioleta, o que possibilita uma secagem ultra rápida. Dessa forma, é possível manusear o material impresso quase que imediatamente após a impressão. Como as tintas se tornam insolúveis, é possível imprimir múltiplas camadas e criar relevos, texturas e volumes.

A impressão UV é muito mais ecológica

As tintas usadas nesse tipo de impressão não têm solventes — são formadas por partículas sólidas e compostos orgânicos — e não emitem substâncias nocivas no ar ao secar, por isso não prejudicam a natureza nem as pessoas que estão realizando o trabalho.

Agora que você já conhece as inúmeras vantagens da impressão UV, que tal fazer um orçamento conosco sem compromisso do seu próximo material de comunicação visual?