Corel Draw x Illustrator: Qual é o melhor para montar minha arte?

No mundo do design, podemos dizer que existe uma rivalidade clássica: Corel Draw x Illustrator. Afinal de contas, qual é a melhor ferramenta para a criação de uma arte?

Como em toda polaridade, há usuários que defendem incansavelmente cada uma dessas ferramentas, a partir de suas experiências com cada uma delas. Os defensores de ambos os lados enxergam pontos positivos e vantagens no software com que mais se identifica.

Embora sejam ferramentas similares, ambas possuem pontos negativos e positivos e a escolha de qual programa usar vai depender do perfil de cada profissional. Pensando nisso, fizemos uma análise das principais diferenças entre Corel Draw e Illustrator. Quer saber qual é o mais indicado para você? Continue lendo.

Conheça as diferenças entre Corel Draw x Illustrator

Para fazer uma avaliação bem completa, usaremos alguns critérios na hora de comparar as duas ferramentas, são eles:

  • Facilidade de uso
  • Recursos gráficos
  • Desempenho
  • Compatibilidade com outras ferramentas

Facilidade de uso

Nesse quesito, o Corel Draw sai na frente, pois sua interface é amigável e fácil de ser compreendida, até mesmo por um iniciante. Já a usabilidade do Illustrator não é tão simples assim— interface pouco intuitiva que exige do usuário algum conhecimento prévio da ferramenta para conseguir fazer um bom uso.

Recursos Gráficos

Já em relação aos recursos gráficos, o Illustrator possui uma gama maior de recursos avançados do que o Corel Draw, ainda que você possa encontrar certa dificuldade em saber como utilizá-los. Caso o trabalho a ser realizado seja simples — que não exija sofisticação nos efeitos aplicados — você consegue resultados de alta qualidade usando o Corel.

Desempenho

Quando o assunto é desempenho, o Illustrator é a melhor opção, desde que o usuário rode o programa em um computador potente, pois ele consome muita memória. Caso contrário, daria no mesmo usar o Illustrator ou o Corel. Ainda que muitos reclamem que o Corel Draw trava muito, isso na verdade acontece pela falta de atualização do sistema ou mau uso da ferramenta.

Compatibilidade com outras ferramentas

Nesse caso, temos um empate — os dois programas permitem salvar os arquivos em EPS, que pode ser aberto e editado em qualquer software ou convertido em outros formatos de edição. No entanto, cada um deles conversa melhor com outros programas — o Illustrator com o Photoshop e In Design e o Corel com o programa de edição de imagens Photo Paint — e similares.

Portanto, o que define qual é o melhor programa é o uso que se faz dele. Isso vai depender do perfil de cada profissional, o estilo do seu trabalho, o nível de experiência com cada um dos programas e também a capacidade do computador onde eles serão utilizados.

E para você, qual o melhor programa — Corel Draw ou Illustrator? Deixe seu comentário abaixo.