Como desenvolver a melhor embalagem para produto

A melhor embalagem para produto é aquela que causa um impacto visual a ponto de influenciar a decisão de compra do seu cliente. Mas, como fazer para desenvolver um design criativo?

As embalagens são os rótulos que, através do design, retratam a essência dos produtos, traduzido graficamente o posicionamento da marca frente ao consumidor. É através dela que o seu cliente tem o primeiro contato com o seu produto e um design criativo pode fazer a diferença para diferenciá-lo dos concorrentes.

 

Criar uma embalagem chamativa que considere a experiência do consumidor é o segredo para causar uma impressão inesquecível. Quer saber como? Continue lendo o texto.

Como ser criativo na hora de desenvolver a embalagem para produto

É no primeiro contato do cliente com o produto que você tem a sua maior chance de causar uma boa impressão e criar laços. Por isso, ser criativo na hora de desenvolver o design da embalagem é fundamental para causar um impacto efetivo. No entanto, a experiência do cliente ao manusear a embalagem precisa também ser satisfatória e levada em consideração.

Considere a experiência do usuário

Nesse exemplo, vemos que uma simples adaptação na embalagem da batata frita — que oferece um compartimento para colocar o ketchup — facilitou a vida do consumidor de forma criativa, agregando valor ao produto. Uma ideia simples, prática e divertida ao mesmo tempo, não é mesmo?

Saia do convencional

Sair do convencional também é uma ótima forma de colocar a criatividade a favor do desenvolvimento do design da embalagem para produto, ainda que possa parecer arriscado. A originalidade nas embalagens é uma ótima forma para destacar o seu produto nas prateleiras. Basta ter uma boa ideia — como no exemplo abaixo — e manter a mesma linha dos outros produtos, usando as suas formas e cores para pensar criar algo diferente que surpreenda seus clientes.

Nesse exemplo, os fabricantes do suco de caixinha ousaram em suas embalagens e optaram por imprimir uma imagem inteira da fruta correspondente. A aposta foi no impacto visual e dessa forma, conseguiram destacar o seu produto dos demais.

Crie uma interação entre embalagem e produto

Outra dica bem criativa é criar uma embalagem onde o produto interaja com ela, como nesse exemplo.

Uma sacola de feira com corte transparente onde o consumidor pode ver o que está dentro. O próprio recheio da embalagem é o que dá cor e forma à ela — super criativo e proporciona uma interação do cliente com o produto de forma divertida.

Use o humor

E por falar em diversão, você pode recorrer ao humor para criar o design da embalagem do seu produto de forma criativa e criar uma relação entre cliente e produto de uma maneira muito mais interessante.

Nesse exemplo, a impressão de um desenho de duende na embalagem do pão, proporciona uma experiência divertida quando o cliente recebe o produto.

Inove

E a nossa última dica de embalagem para produto é: inove! Nada como pensar em algo que ninguém pensou antes ou aproveitar a tecnologia da impressão digital para surpreender o seu cliente. Lembre-se apenas de usar materiais que não fujam do posicionamento do seu produto.

Nessa embalagem de macarrão, a inovação trouxe praticidade para o consumidor, que sabe a medida exata da massa para cozinhar para uma ou duas pessoas. Uma ideia inovadora que facilita a experiência do consumidor com o produto, agrega valor e cria laços.

Agora que você já sabe como desenvolver a melhor embalagem para produto, use a sua criatividade e arrase no design. E se gostou das nossas dicas, compartilhe esse artigo e inspire outras pessoas!