Cartão de visitas: Guia definitivo para a criação de design

Você sabia que para criar um cartão de visitas profissional é preciso considerar muitos fatores? Por isso você precisa de um guia definitivo para a criação de design.

Cartão de visitas: Guia definitivo para a criação de design

Ainda que os cartões de visita sejam pequenos, projetá-los nem sempre é fácil. É preciso definir o conceito, material, cor, fonte e tipologia, padrões e imagens, formas e tamanho. Pensando nisso, criamos esse guia para a criação de design explicando os principais conceitos para criar um cartão de visita. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

Conceito

Para planejar o conceito, visualize o que ou como você deseja que seu cartão de visita seja exibido. Qual o seu público alvo? Como você deseja que ele perceba o seu negócio?

Essas perguntas te levarão ao conteúdo do design do cartão de visita, ou seja, a informação que será impressa. Inclua seu nome completo, cargo, telefone, endereço, e-mail e outras informações de contato relevantes.

Material

Seja qual for a sua escolha, priorize sempre a qualidade dos materiais selecionados. Papéis de alta gramatura, por exemplo, tendem a ser mais duráveis e criam uma impressão positiva em quem recebe o cartão.

Os tipos de acabamentos também criam um impacto no design — os brilhantes tendem a destacar as cores, enquanto os foscos e não revestidos tendem a ter cores mais suaves. Escolha o que melhor se adequar ao seu design.

Cor

Outro aspecto importante do design do cartão de visita é a escolha das cores certas — que devem ser relevantes para sua marca. Se você colocar um logotipo, verifique se as outras cores escolhidas combinam com ele.

O modo de cores que você usa para impressão digital também é importante, pois elas aparecem de maneira diferente na tela e no papel — a maioria dos monitores e outros dispositivos eletrônicos usam RGB para obter um melhor intervalo de cores em uma tela escura, e a maioria das impressoras usa CMYK para obter um melhor contraste em papel branco ou de cor clara.

Fonte e tipologia

O tipo de letra, da perspectiva do design, é a característica mais importante de um texto. Uma fonte é a variante específica dentro de um tipo de letra e refere-se ao tamanho da letra, peso e estilo especial, como negrito e itálico.

A escolha de fontes e tipos de letra são cruciais para uma marca eficaz. Cada tipo de fonte tem um caráter e simbolismo associado. Ao escolher os tipos e fontes para o seu cartão, tenha em mente o seu tipo de negócio, bem como a mensagem que quer passar.

Padrões e Imagens

Você nem sempre precisa usar imagens no seu cartão de visita, além do seu logotipo. Mas se optar por usar, tenha em mente a posição e o equilíbrio geral do seu cartão.

Os padrões geralmente são mais fáceis de incorporar ao design do cartão de visita do que imagens, mas eles também devem ser adequados à sua marca e a imagem específica que você deseja projetar.

Formas

Nos cartões de visita cortados, as formas personalizadas podem deixá-los mais interessantes. Apesar de serem menos comuns, atraem mais atenção em comparação com o cartão padrão de 2 ”x 3,5”.

Se o seu logotipo tiver uma forma específica, como um círculo, um quadrado ou uma figura oval, por exemplo, pode criar cartões de visita que correspondam a eles e causar impacto.

Tamanho

Suas opções são quase infinitas quando se trata de escolher o tamanho do seu cartão de visita — pode optar por dimensão padrão ou personalizada. Evite apenas confundir seu design com informações desnecessárias e detalhes de design.

Outra coisa que você precisa considerar é como será o seu processo de distribuição — cartões extragrandes podem ser mais difíceis de serem guardados pelos clientes.

Divirta-se criando seu cartão de visita e lembre-se de manter o layout alinhado com sua marca e outras ferramentas de marketing.

O que mais você adicionaria a este guia definitivo para a criação de design? Deixe seu comentário abaixo.