Adesivo de Vinil: Durabilidade x Versatilidade

Descubra o que é o adesivo de vinil, seus diferentes tipos e aplicações.

O adesivo de vinil é um material versátil e pode ser usado em diversas aplicações, como rótulos, vitrines, sinalização de ambientes, decoração, envelopamento de veículos, entre outras. Existem vários tipos de adesivo vinil, como o vinil branco, transparente ou fosco, cada um com características e aplicabilidades específicas.

É muito importante saber qual superfície é adequada para aplicar o adesivo de vinil para garantir os melhores resultados. É preciso cuidado na impressão, pois ele não pode ser impresso em impressora comum. O ideal é que seja produzido em plotter, por isso se você quer um material de qualidade, procure uma gráfica especializada.

As principais vantagens desta aplicação é sua rentabilidade, flexibilidade e resistência. Entenda a diferença entre o adesivo de vinil e de papel, conheça quais são as superfícies indicadas para a sua aplicação e os diferentes tipos.

Diferença entre adesivo de vinil e adesivo de papel

Entenda a diferença entre adesivo de vinil e de papel e faça a escolha certa.

Adesivo de papel

O adesivo de papel é mais acessível — baixo custo — e usual. No entanto, não é tão resistente e versátil como o adesivo de vinil, pois não pode ser exposto à umidade constante.

O adesivo de papel pode ser fosco, reciclado ou brilhante e geralmente é aplicado em rótulos, etiquetas, adesivos promocionais, entre outros.

Adesivo de vinil

O adesivo de vinil é mais resistente e flexível do que o adesivo de papel. Pode ser impresso ou recortado no formato desejado e usado para decoração de paredes, por exemplo.

As superfícies de aplicação do adesivo de vinil

O adesivo de vinil pode ser aplicado em diversas superfícies, desde que lisas e limpas, como vidros e automóveis, por exemplo. Da mesma forma, deve-se evitar a sua aplicação em superfícies porosas, ásperas e sujas, que não têm adesão suficiente, como cimento e tijolos. Na dúvida, a dica é fazer um teste com um pequeno pedaço do adesivo antes de aplicá-lo.

As superfícies mais indicadas para a aplicação do adesivo de vinil são:

  • vidro;
  • banners e toldos;
  • metais e fibras de vidro;
  • plásticos (policarbonatos, PVC);
  • madeira (pintada com tinta de alta qualidade do tipo esmalte brilhante).

Tipos de adesivo de vinil

  1. Vinil branco — mais resistente e maleável, disponível com brilho ou fosco. São produzidos por impressão digital e ideais para decoração de ambientes, rótulos e personalização de produtos.
  2. Vinil transparente — mesmas características do vinil branco, mas preserva a transparência. Pode ser usado em vitrines, vidros, decoração de stands e feiras. O vinil jateado preserva a transparência, mas é opaco, o que controla a luminosidade. Esse tipo de adesivo é muito usado para separação de ambientes.
  3. Vinil prata — efeito de substratos metálicos. Durável, muito usado para sinalização de ambientes e veículos, personalização de produtos e rótulos.
  4. Vinil automotivoproduzido por impressão digital, ótima durabilidade e custo benefício. Usado no envelopamento de veículos.
  5. Vinil plotter de recorte — a plotter de recorte é uma impressora que corta o vinil em várias formas. Ideal para ser usado em placas, personalização de frota de veículos, vitrines e decoração de ambientes.

Agora que você já sabe o que é e como usar o adesivo de vinil, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.