Tags de segurança: Tudo que você precisa saber!

As tags de segurança têm como objetivo dificultar adulterações e fraudes em produtos e identificar máquinas e equipamentos. 

Na indústria, as etiquetas de segurança servem para identificação de máquinas e equipamentos, o que ajuda na manutenção dos mesmos. As tags também garantem a originalidade aos produtos, conservando informações e evitando violações.

Antes de realizar a impressão das tags é preciso conhecer os tipos e as diferentes finalidades para conseguir o resultado esperado. Nesse artigo, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre tag de segurança. Ficou interessado? Continue a leitura.

Para que serve a TAG de segurança

Na indústria, as tags de segurança servem para diferentes fins:

  • autenticidade dos produtos originais — as tags não podem ser removidas ou copiadas, pois possuem mecanismos de segurança que impedem ou dificultam a sua reprodução;
  • garantia — as tags impedem que os produtos sejam abertos por pessoas não autorizadas, pois não podem ser removidas sem evidenciar a remoção;
  • lacres — os lacres são aplicados nos produtos para evitar que sejam abertos ou estraguem.

Tipos de Tags de segurança

Conheça os tipos de tags de segurança.

Delamináveis

Ao serem violadas, as camadas da etiqueta delaminável são separadas — uma se rompe e a outra continua colada, o que mostra que houve violação.

Destrutíveis

Ao tentar remover as tags destrutíveis, elas se despedaçam de uma maneira que se torna impossível sua remoção por completo. Por essa característica, é conhecida como “casca de ovo”.

Picotadas

As etiquetas picotadas não podem ser removidas sem que sejam danificadas, pois rasgam facilmente.

Void

Void é uma palavra em Inglês que pode ser traduzida como ‘vazio’. A etiqueta recebe esse nome, porque recebe uma segunda camada estampada que identifica o rompimento e não pode ser colada novamente.

Tags de bloqueio

As etiquetas de bloqueio são usadas nas indústrias e contém informações importantes para a manutenção de equipamentos e máquinas. Vêm com travas e ferrolhos para bloqueio que previnem acidentes. São feitas de adesivo vinil e aderem à superfícies ásperas e lisas, desde que limpas e secas. A laminação de poliéster protege e aumenta sua durabilidade, podendo ser aplicadas interna e externamente.

Mecanismos de segurança que podem ser aplicados nas tags

O principal objetivo desse tipo de etiqueta é garantir a segurança — quanto mais recursos a tag tiver, mais difícil será reproduzi-la. O ideal é fazer uma tiragem alta de tags para dificultar ainda mais a sua reprodução em caso de fraude.

Conheça os mecanismos de segurança que podem ser aplicados nas etiquetas:

  • holografia — pode ser personalizada ou padronizada;
  • mikroletra — texto com microletras que só pode ser visto com lupa (impressão de alta qualidade);
  • fundo numismático — fundo da imagem contém linhas que não podem ser identificadas por scanners e copiadoras (técnica de impressão);
  • código de barra e QR Code — impresso por termotransferência;
  • tintas reagentes — em contato com metal ou luz ultravioleta a imagem se revela.

Agora que você já conhece os tipos e as diferentes finalidades das tags de segurança, garanta uma ótima qualidade na impressão digital nas suas etiquetas. Faça um orçamento conosco sem compromisso.