Resolução de Imagem para Impressão: entenda os formatos

Você sabe qual é a importância da resolução de imagem na impressão da sua arte? Descubra como garantir a alta qualidade ao imprimir seus projetos.

A resolução de imagem nada mais é que o seu nível de detalhamento e nitidez. Uma boa resolução — de alta qualidade — é essencial para que você consiga transmitir a mensagem desejada ao criar um material de comunicação visual.

Para escolher a resolução ideal para a impressão do seu projeto, é preciso ter claro qual o objetivo deste — se será usado somente na web ou se será veiculado externamente, em panfletos, placas, revistas, entre outros.

Para conseguir a melhor resolução de imagem, você precisa conhecer os tipos de formatos usados para impressão, seja digital ou offset. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

A resolução de imagem ideal para impressão

Antes de entender qual a melhor resolução para o seu impresso, você precisa conhecer alguns conceitos importantes, como o pixel. As imagens, vistas em um computador, são compostas por pontos muitos pequenos — os pixels: unidade de medida padrão para imagens digitais e bitmap.

Pixel é a abreviatura de “picture element” ou elemento de uma imagem e é a medida usada para definir a sua resolução, que pode ser em PPI (pixels por polegada) ou DPI (pontos por polegada).

Para escolher a resolução ideal para imprimir em papel, 300 DPI garante a qualidade de alta definição, para imagens coloridas. Se a impressão for em preto e branco, pode baixar para 200 DPI. Nunca faça uma impressão abaixo desse valor para não comprometer a qualidade.

O uso adequado do sistema de cores

Outro fator muito importante para garantir a alta qualidade na impressão digital é o uso adequado do sistema de cores. O RGB (R = Red; G = Green; e B = Blue) é uma sigla usada pelos monitores para se referir às cores primárias.

Na hora de imprimir o seu material, as cores RGB precisam ser transformadas em CMYK (C = Cyan; M = Magenta; Y = Yellow; e K = Black) para garantir a nitidez ideal. Procure uma gráfica de confiança que possa oferecer uma impressão de alta qualidade para não comprometer o resultado seu projeto.

Resolução de imagem na impressão offset

A impressão offset é muito usada para imprimir imagens, principalmente para tiragens de folder, panfletos e revistas, pois permite todo tipo de gramatura de papel e de plásticos flexíveis.

Para definir a resolução de imagem ao imprimir em offset, basta seguir uma regra criada pela indústria gráfica: dois pixeis por ponto de trama. A medida em PPI é que vai determinar a resolução atingível, sendo que 1200 são suficientes para uma resolução de alta qualidade na impressão offset e 300 DPI para qualquer tipo de impressão.

Agora que você já conhece os principais formatos para garantir alta qualidade na resolução de imagem para impressão, faça um orçamento conosco sem compromisso!